Metodologia e métodos da alfabetização Infantil Métodos Alfabetização Infantil - Presentation Transcript 1. Métodos de Ensino para Educação Infantil Alessandra Nezzi Ana Paula Aires 2. O método sintético consiste em trabalhar letra por letra e é composto em três etapas: Alfábetico: o aluno aprende primeiro as letras, depois forma as sílabas simples, para depois formar as palavras. Fônico: o aluno parte do som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal. Silábico: o aluno aprende primeiro as sílabas para depois formar as palavras que constroem o texto. Métodos de alfabetização infantil - Sintético Este método é visto pelos críticos cansativo e estressante, pois trabalha apenas com a repetição, não estimula criatividade nas crianças. 3. O método analítico é dividido em três etapas: Palavração: 1º existe o contato com vocábulos, com todos os sons da língua e depois aquisição e mais palavras. Setenciação: Inicia-se pela frase, que é dividida em palavras e depois em sílabas. Global: Também conhecido como conto e estória, composto com começo, meio e fim sendo ligadas por frases com contexto formando um enredo. Métodos de alfabetização infantil - Analítico Os críticos deste método dizem que a criança não aprende a ler, ela apenas decora. 4. O método alfabético também é conhecido como Soletração . A criança soletra as sílabas até decodificar a palavra. Exemplo: c, a, ca , m, a, ma , cama O método alfabético permite a utilização de cartilhas. Métodos de alfabetização infantil - Alfabético Apesar de não ser indicado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, é muito utilizado por professores leigos do Norte e Nordeste pela facilidade de aplicação. 5. O método segue a tese que se aprende lendo . O professor apresenta textos aos alunos e lê em voz alta, fazendo com que os alunos acompanhem. A partir daí a criança começa a conhecer a linguagem escrita, aprendendo as palavras, as sílabas e as letras. Métodos de alfabetização infantil – Linguagem Total Sem utilizar apostilas, esse método foi bastante disseminado nos EUA, teve como principal crítica a falta de questões relacionadas à compreensão da natureza alfabética. 6. Este é o método atual utilizado pelas escolas, de acordo com o Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Esse método se baseia nos diversos contextos de vida dos alunos. As ações são: Informar, Comunicar, Argumentar, Compreender e Agir. Não seguem um único material, como as cartilhas e rejeitam a prioridade do processo fônico. As escolas devem utilizar textos que estejam próximos do universo das crianças. Os alunos ajudam a construir o conteúdo que será dado pelo professor através das suas experiências. Métodos de alfabetização infantil – Construtivista (atual) Segundo os críticos, o método construtivista ignora os alunos de classe baixa, pois os mesmos possuem uma bagagem cultural muito pequena. 7. Professoras do CEI David Carneiro Cristiane Bassan: Normal Superior Professora do laboratório de informática 33 anos Janaina Gramm: Normal Superior Regente do terceiro ano 30 anos Viviane Fiori: Artes Visuais e pós em artes Professora de artes 31 anos 8. Na primeira parte da entrevista com as professoras, foram citadas algumas práticas utilizadas dentro da escola. Primeiro Contexto Lateralidade: Brincadeira do Simão, matemática, artes, geometria... Nome da criança: História do nome, como escreve, quantas letras... Alfabetizar dentro de um contexto: Histórias, símbolos, brincadeiras... 9.Segundo Contexto Junção de sílabas: Palavras começando com a mesma sílaba. Ca sa, Ca ma, Ca rro, Ca deira Elaboração de frases: Frases curtas e que tenham significado, de preferência dentro da realidade do aluno. Dessa forma a interpretação e aprendizagem se tornam mais simples. Interdisciplinaridade: Trabalhar o mesmo tema em diversas áreas. 10. A escola possui laboratório modelo de informática em parceria com a Positivo Educacional. O primeiro contato das crianças com o laboratório é livre. O material educativo ajuda muito a sanar as dificuldades com o conteúdo de língua portuguesa. As crianças aprendem muito rápido e é difícil prender a atenção delas por muito tempo. O computador é apenas um complemento, como o livro didático. Crianças e Informática 11. Alunos interagindo em grupo com a mesa educacional do Positivo. Crianças e Informática 12. Alunos interagindo em grupo com a mesa educacional do Positivo. Crianças e Informática 13.Idéias Sugeridas Clicar em uma vogal Aparecem 4 imagens e suas palavras Mesmo contexto para todas as vogais 14.Idéias Sugeridas A criança escolhe uma imagem para continuar o exercício 15. Trabalhar a cópia da palavra Completar com as vogais que faltam Embaralhar as letras e pedir para colocar em ordem Contagem das letras da palavra, vogais, consoantes Idéias Sugeridas A postura necessária aos avanços marcados hoje nos novos estudos sobre a questão da linguagem expõe o problema da leitura e da escrita como atividade humana complexa e social, como mediação, como memória e prática social capaz de superar a linearidade do ato pedagógico formal e mecânico, trabalhado nas salas de aula, onde os alunos ainda se sentam enfileirados - uns atrás dos outros - sem possibilidade de movimentação e participação coletiva. Essa estrutura antiga da escola impede a realização de construções organizativas mais democráticas no espaço da sala de aula, onde a problematização de situações vivenciais deveriam ser didaticamente preparadas para o desenvolvimento psíquico, cultural e social, comprometendo o processo pedagógico com um novo entendimento da linguagem que se constitui e é constitutiva dos processos de desenvolvimento dos sujeitos sociais, fazendo-se na história enquanto autores e construtores das experiências coletivas promotoras da autonomia e identidade. Fonte: http://www.webartigos.com/articles/26946/1/FUNDAMENTOS-DA-ALFABETIZACAO/pagina1.html#ixzz1IfWmsrvj
Militante em prol da educação infantil; além de minha formação acadêmica voltar-se para ela, estou expectante quanto à concurso público...Por favor, continue a postar sobre educação infantil e suas especificidades. Parabéns pelo blog!...Obrigado!
ResponderExcluir